Notícias

Ubuntu em smartphones da Bq e Meizu

by Raiden on 20/02/2014

A Canonical anuncia a celebração de acordos de parceria com dois produtores mundiais de dispositivos móveis para o desenvolvimento e distribuição mundial dos primeiros smartphones com Ubuntu: bq (Espanha) e Meizu (China).

phone-photo-hero-edge

O acordo prevê o lançamento, em 2014, dos primeiros dispositivos com Ubuntu, tecnologia que já recebeu também um forte apoio dos principais operadores mundiais de telecomunicações que, inclusivamente, já manifestaram interesse em trabalhar com os principais fabricantes para lançarem os primeiros dispositivos com Ubuntu ainda este ano.

O Ubuntu introduz um novo paradigma no mundo das interfaces para dispositivos móveis, colocando os conteúdos e os serviços no centro da experiência de utilizador, em vez de os esconder em stores ou apps, proporcionando-lhe, uma nova e enriquecedora forma de aceder e interatuar com os seus conteúdos favoritos (vídeos, música e outros conteúdos móveis). Para além disso, apresenta uma série de ferramentas comuns para que operado- res e fabricantes possam personalizar os seus dispositivos sem provocar a fragmentação das plataformas. Desta forma, os principais fabricantes mundiais têm a oportunidade, sem prece- dentes, de customizar os seus equipamentos.

A Meizu é o maior fabricante chinês de smartphones de gama alta, com mais de 1000 colaboradores, 600 lojas e uma presença global na China, Hong Kong, Israel, Russia e Ucrânia. Em janeiro a empresa anunciou a intenção de expandir-se a outros merca- dos internacionais tais como o norte-americano, em finais de 2014, e o Ubuntu será uma das peças chave desta estratégia.

A Meizu desenvolve e comercializa smartphones que se caracteri- zam por serem leves, ergonómicos e de fácil utilização “A surpreendente e intuitiva interface do Ubuntu está em linha com a nossa estratégia de oferecer uma experiência de mobilidade simples e inovadora. Esta parceria dá-nos a oportunidade de lançar ofertas verdadeiramente diferentes e atrativas que reforçam a estratégia de distribuição dos nossos dispositivos quer na China quer no restante mercado internacional”, afirma o CEO da Meizu, Aber Baiat.

A bq é uma empresa de dispositivos móveis a operar no mercado europeu e que emprega atualmente mais de 600 pessoas. Em 2013, a empresa comercializou cerca de 1,5 milhões de disposi- tivos e em menos de um ano tornou-se na segunda maior marca de smartphones livres ou desbloqueados em Espanha. A bq incluirá o sistema nos seus próximos dispositivos. “O sucesso atual do Ubuntu nos PCs, aliado ao enorme apoio que está a receber a sua oferta móvel, dá-nos uma oportunidade única de oferecer ao mercado uma plataforma alternativa através dos nossos dispositivos,” comenta o CEO da bq, Alberto Mendez.

O fundador da Canonical e do Ubuntu, Mark Shuttleworth acrescenta: ” A indústria móvel há já muito tempo que procura uma alternativa viável. O Ubuntu devolve o controle aos fabricantes e oferece ao consumidor uma experiência estimulan- te, fluida e rica em conteúdos, diferente da habitual grelha de ícones de outros sistemas operativos como Android e IOS.
Os operadores de telecomunicações e empresas do setor com as quais a Canonical tem trabalhado têm mostrado o seu apoio ao Ubuntu como um sistema operativo alternativo para este mercado.

O que achas do nosso artigo?
Muito Bom
0%
Bom
0%
Médio
0%
Pacifico
0%
Comments
Leave a reply

Leave a Response