Silverstone Raven 05B-W

by Fiorentina on 10/12/2014
Reviews
Rating
Our Rating
User Rating
Rate Here
Qualidade de construção
80%
90%
Design
84%
63%
Performance
90%
100%
Preço
82%
79%
84%
Total Score
83%
User Score
1 rating
You have rated this

 

 

RV05 Especificaçoes técnicas:

 

Model No.

SST-RV05B (Preta)
SST-RV05B-W (Preta+Janela)

 

Material

Exterior de plastico,interior revestido a maetal

 

Cor:

Preta

 

Suporta Motherboards:

SSI-CEB, ATXMicro-ATX

 

Drive Bay

External

Slim slot-loading optical x 1

Internal

3.5″ x 2, 2.5” x 2

 

Sistema de cooling:

 

Topo:

120mm fan slot x 1

 

Fundo:

180mm AP fan x 2, 600/900/1200rpm, 17/25/34dBA
Downward compatible with 120mm fan x 3, or 140mm fan x 2

 

Slots de expansão:

 

7

Extras:

Front I/O Port

USB 3.0 x 2
Audio x 1
MIC x 1

 

Fonte de alimentaçao:

(ATX)

 

Limite máximo de altura de cooler:

162mm

 

 

Peso:

7.6kg

 

Dimensões

242mm (W) x 529mm (H) x 498mm (D), 63.8L

 

 

Introdução:

 

Esta já disponivel no mercado a quinta edição da caixa da série RAVEN,uma série de caixas desenhada especialmente para entusiastas que procuram a melhor caixa para as suas necessidades. Com um movimento ousado os engenheiros da equipa do “Corvo” decidem remover  todas as baias de 5,25 “neste novo produto da silverstone,no entanto decidiram utilizar o sistema de tray de motherboard invertido ou seja com o design de 90 graus. CORVO modelos anteriores com layout de 90 graus, muitas vezes teve de comprometer a eficiência de espaço devido ao comprimento fixo da placa-mãe na orientação rodada. A eliminação das baias de 5,25 resolve este problema de forma natural e permite que a  RV05 seja ainda mais equilibrada em termos de design do que se o mesmo fosse feito para uma caixa com o  layout do tray de motherboard tradicional. Com a maior parte do espaço perdido eliminado da RV05, os engenheiros puderam, assim  otimizar melhor a caixa para os componentes que vai utilizar,tendo o desempenho  como o factor mais importante,maximizando assim a performance das peças mais importantes, como CPU e GPUs. O resultado é uma caixa ATX  que é tão capaz em termos de poder de performance e dissipação de calor como o primeiro modelo da  RAVEN, o RV01, mas com apenas metade do tamanho. Equipada com a mais recente revisão das ventoinhas “Air Penetrator” que incluem três interruptores de velocidade e toques modernos, tais como filtros externamente removíveis e painéis de parafusos, o RV05 tem tudo o que os entusiastas de PC poderia desejar em um caixa de computador de alto desempenho, mas também fácil de construir  um sistema nela e manter o mesmo.

 

Embalagem:

 

DSC_0205

 

A embalagem da Raven 05b-w quando a mesma chegou a redação para analise,a embalagem é bastante alusiva a caixa com um corvo preto no fundo e o numero 5 alem da caixa em grande destaque na embalagem.

 

 

Fotos do unboxing da caixa:

 

DSC_0049

 

A caixa pela primeira vez em exibiçao,ainda com o plastico na lateral.

 

DSC_0042

O topo todo ele recortado bem ao estilo das caixas da série Raven!

 

 

 

DSC_0035

Vista frontal,lateral e do topo da Raven 05B-w.

DSC_0016

Parte frontal,com o led desligado

DSC_0030

 

Frontal e lateral do cable management,e sim a caixa fica com as dedadas marcadas nela facilmente.

 

DSC_0036

Foto da frontal da caixa,para apreciarem a sua beleza.

 

 

Fotos com hardware(aircooling):

 

DSC_0603 DSC_0582

Sistema a ser finalizado,a levar os ultimos retoques para ser ligado.

DSC_0773

 

Painel frontal,onde se destala o led em branco que é soberbo,e a palavra Raven que representa a série destas caixas da Silverstone!

 

 

 

 

 

DSC_0618 DSC_0743

Painel frontal,e lateral sem janela para apreciarem o hardware.

DSC_0746

Panorama geral do sistema montado.

 

DSC_0748

A caixa sem a lateral,podem assim ver o hardware e opçoes de instalaçao do mesmo,apenas usamos um dos apoios de plastico do suporte ou baia de discos de 3.5 polegadas pois com esta fonte da Coolermaster nao é possivel usar o suporte completo,e dificulta tambem a arrumaçao dos cabos nesta caixa.

 

DSC_0757

A caixa com a lateral,podem assim apreciar o vosso hardware,estejam a usar um sistema a ar ou a água,o corte da caixa podia no entanto ser mais pequeno.

 

DSC_0697

Visão geral da caixa com hardware e do led branco na frontal.

 

DSC_0769

As duas portas usb 3.0 no topo do painel frontal da caixa, e as coneçoes frontais para microphone e headsets.

 

DSC_0765

Luzes led a dar um belo efeito na ventoinha da Noctua

 

 

DSC_0299

Nesta foto,o sistema estava a ser montado, e a finalizar os ultimos toques nele,pois algum material era para teste como o rato e teclado da Madcatz.

 

 

Fotos com um sistema de watercooling:

DSC_0135

O Combo bomba da swiftech mais reservatorio da Ek que foi usado nesta caixa.

 

 

 

DSC_0153

O radiador de 360 mm da Alphacool com uma grelha da Mnpctech ja no fundo da caixa,a testar como seria o loop de wc.

 

DSC_0190

Radiador,combo bomba+topo da Ek,nesta fase estavamos a testar o loop,a ver que conectores seriam usados entre outra opçoes.

 

 

DSC_0191

Fase de testes e mediçoes para começar a montar o loop de wc na Raven.

 

DSC_0201

 

DSC_0202

 

Corte de tubos e inicio da montagem do sistema de wc nestas duas ultimas fotos.

 

 

DSC_0238  DSC_0247

 

Nestas ultimas duas fotos o sistema estava a ser enchido com liquido da Aquacomputer de cor azul.

 

DSC_0255

 

Sistema cheio,e pronto para ser efetuado o teste de fugas,apenas montados o hardware necessario a montagem do loop do cpu para testar a ver se existiam fugas e ai proceder a montagem do restante hardware que é usado nesta caixa.

DSC_0257

Fotos do decorrer da montagem de um sistema de watercooling nesta Raven 05B-W,o processo de montagem inclui desmontar as duas ventoinhas que a caixa traz de origem,para o radiador entrar na caixa e ser possivel instalar outras ventoinhas,no entanto a caixa apenas dispoe de furaçoes para as ventoinhas de origem,sendo complicado apertar os parafusos,usamos fita cola dupla face 3m para prender o radiador a caixa,facilmente montam um sistema com um radiador de 280mm,240mm,120mm ou mesmo com um radiador de 360mm nesta caixa,podendo assim arrefecer a agua o processador bem como a grafica,ou graficas que disponha. Tendo ao seu dispor um sistema que alia perfomance e silêncio alem  de poder apreciar a beleza do seu sistema watercooling devido a janela lateral com acrilico.

 

 

 

Conclusão:

Esta nova caixa da Silverstone da série Raven,a Rv05B-W é optimizada para aircooling,no entanto tambem agradara a quem use sistemas personalizados ou sistemas Aio de watercooling. O seu design distingue a mesma das restantes versoes de “Ravens” existentes no mercado e sem duvida é uma das mais bonitas,senao a mais bonita desta série de caixas da Silverstone. É uma caixa leve,é de plastico no exterior e de metal no seu interior,tem filtros de pó remomiveis e que podem ser limpos,podendo assim fazer facilmente a manutençao e limpeza desta caixa. Além disso traz os habituais acessorios(parafusos,standoffs,braçadeiras de plastico) tudo isto em cor preta para condizer com o resto da caixa e manter o mesmo look,as braçadeiras permitem organizar facilmente os cabos da sua caixa. A montagem de hardware nesta caixa é simples no entanto tem alguns pontos negativos,nao é possivel montar os dois ssd´s que da para montar no “dark side” da caixa ou seja no painel de arrumação de cabos,isto porque se o fizerem nao conseguer fechar correctamente o painel lateral da caixa,da apenas para usar um ssd,e quanto aos discos de 3.5 polegadas o seu adaptador de plastico(baixa de 3.5 plastica preta)tambem teve de ser desmontado pois com a fonte da coolermaster a V700 nao era possivel efectuar as ligaçoes dos cabos na fonte,portanto é preciso escolher uma fonte modular como as da Silverstone ou da Corsair ou com cabos sleevados que permitam elaborar melhor a arrumaçao dos cabos,alem disso o tamanho da fonte levou a que a baixa de 3.5 tivesse de ser retirada,foi feito uma pequena alteraçao ao mesmo para usarmos um disco de 3.5 polegadas. Esta caixa adequa-se a quem tenha ssd´s pci express ou drives hibridas como Sshdd ou discos como o Western digital Dual drive,podem tambem usar fontes com menos watts e que sao mais pequenas como as de 650 e 500 watts,isto vai depender do sistema que montem na caixa. Como usados ssd´s pci express e um disco da wd o dual drive 2,nao tivemos problemas,podem tambem optar pelas opçoes referidas acima,a caixa tem muitos pontos positvos um deles é como o tray é invertido a gráfica nao dobra,apesar de ser bem pesada,as usadas nos testes foram as R9 290 e uma gtx 770,é facil de transportar para uma Lan,tem um design muito bom,é ideal para aircooling e para quem procura ter um bom sistema de arrefecimento numa caixa,podem montar um sistema de watercooling nesta caixa,mas isso requer muita planificação e paciência,o ideal sera usar um kit como o Heinsenberg e adaptar o mesmo para usar um bloco de wc na gráfica e um reservatorio extra. Convem referir que esta caixa nao tem baias de 5,25 polegadas,nao é possivel montar controladores de ventoinhas,portanto tem de ser criativos se pretendem usar controladores nesta caixa. Permite usar drivers de dvd slim,tem um led branco que lhe da um toque refinado e fica muito bem,tem duas portas usb 3.0 e porta para microfone e headset ou uso de headphones no painel do topo da caixa.

A versão que recebemos tem janela em acrilico, Esta Raven 05 b-w é a caixa ideal para quem pretende montar um sistema minimalista e poderoso e que seja facil de transportar para lanparties

 

Tem o preço recomendado de venda de 80€ em Portugal,o que é excelente tendo em conta o que oferece e as suas caracteristicas.

10675668_1006818829344420_5630960730417378367_n

O que achas do nosso artigo?
Muito Bom
0%
Bom
0%
Médio
0%
Pacifico
0%
Comments
Leave a reply

Leave a Response