OSVR lança portal de investigação em colaboração com parceiros académicos

by Fiorentina on 08/08/2015
Notícias

Os organizadores da Open Source Virtual Reality (OSVR), uma plataforma desenvolvida para estabelecer um padrão aberto para dispositivos de realidade virtual, anunciou hoje o lançamento de um portal de investigação no Website da OSVR. Liderado pelos parceiros académicos da OSVR, a investigação pode ser acessada pelos desenvolvedores, entusiastas e qualquer pessoa com interesse em realidade virtual.

“Criar uma plataforma aberta para trocar conhecimento e aprendizagem de parceiros comerciais e académicos irá fazer com que todo o mercado avance com uma base de conhecimento aberta através da qual a troca de aprendizagens cruciais pode ser feito,” diz Christopher Mitchell, Gestor Sénior de Marketing de Produto na Razer, “Ainda estamos de certa forma em território desconhecido com a realidade virtual, e é através de colaboração que podemos resolver problemas e fazer a realidade virtual avançar para a tornar num sucesso no mercado de massas.”

Os recursos disponíveis no lançamento do portal vão cobrir as seguintes categorias com mais para vir:

  • Realidade Virtual  – Principais gerais de design em VR e tecnologia
  • Realidade Aumentada – Aplicações efetivas da AR no mundo real
  • Design de Jogos – Observações e ideias sobre design de jogos efetivo para VR/AR
  • Otimização de Periféricos – Guias e melhores práticas em termos de design de interação e interfaces no mercado de periféricos
  • Algoritmos – Otimização do design e lógica da tecnologia de software VR/AR
  • VR no Ensino – Melhorar o ensino através de realidade virtual

CONTRIBUIR COM INVESTIGAÇÃO

Qualquer pessoa interessada em contribuir pode enviar a sua investigação para publicação para o portal de investigação de VR. Se for selecionada, terá a oportunidade de estar em contato com os 155 parceiros da OSVR que cobrem aspetos da indústria desde periféricos de VR, produção de conteúdo, motores de simulação, consultoria, tecnologia e académicos para melhorar a sua investigação.

Para explorar todas as investigações disponíveis ou enviar a sua, as partes interessadas devem visitar: www.osvr.com/research

NOVOS PARCEIROS ACADÉMICOS:

As mais recentes 13 entradas do total de 49 apoios académicos:

Laboratório do Arizona para Ambientes Imersivos de Visualização, Universidade do Arizona, tem uma CAVE de 4 lados que utiliza o motor de jogo Unity como software principal para mostrar o ambiente imersivo. Estão a explorar a OSVR com objetivo de proporcionar aos utilizadores uma forma de colaborar e partilhar a experiência imersiva CAVE de localizações remotas utilizando os seus próprios head mounted displays.

COSMIAC (The Configurable Space Microsystems Innovations and Applications Center promove ensino STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e utiliza a OSVR para propósitos educacionais aparecendo em várias disciplinas de engenharia para modificação de software e hardware.

JCU Singapore (registada como James Cook Australia Institute of Higher Learning in Singapore) é propriedade de James Cook University Australia e está classificada nas melhores 4% de universidades do mundo. JCU Singapore tem também o primeiro museu permanente no Sudeste Asiático dedicado inteiramente à estudo do vídeos e jogos de computador.

Keio-NUS CUTE (Connective Ubiquitous Technology for Embodiments) center é uma colaboração conjunta entre a National University of Singapore (NUS) e Keio University Japan. É parcialmente financiada por um fundo da National Research Foundation (NRF) administrada através da Media Development Authority (MDA) de Singapura. As operações começaram em 1 de Abril de 2009. O objetivo principal deste novo centro é colaborar na investigação fundamental na área geral de Media de Interação Digital destinada a abordar o futuro da interatividade, social e comunicação de media. Utilizam OSVR no seu treino médico e simulações e os seus estudos científicos em movimento físico e aprendizagem.

Centro de Inovação de Jogos Multi-Plataforma (MAGIC) na Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU) visa utilizar a tecnologia dos jogos e investigação relacionada para traduzir ideias científicas em produtos tecnológicos e serviços para os estúdios do futuro na indústria de media e entretenimento.

Centro de Supercomputação e Redes de Poznań foca-se em proporcionar poder computacional, serviços de rede, instalações de investigação e desenvolvimento para a próxima geração de redes de computador, aplicações modernas, portais, computação paralela e distribuída bem como segurança de redes e sistemas, integração e implementação de resultados de investigação científica através do desenvolvimento de serviços para administração pública, saúde, educação e outras áreas sociais.

SRH Universidade de Heidelberg é uma das mais antigas e maiores universidades privadas na Alemanha. Durante quatro décadas, a SRH Universidade de Heidelberg tem estado entre as universidades Alemãs de maior renome, com uma rede de negócios e institutos de formação superior em todo o mundo. Ao estabelecer um curso de estudos único focado em mundos virtuais e aplicação para utilizador final de “Realidades Virtuais” já em 2010, a SRH University Heidelberg antecipa as tendências antes do tempo.

Stefan cel Mare, Universidade de Suceava desenvolve novas tecnologias que podem ser utilizadas em todo o mundo por outras universidades ou empresas. Veem potencial na realidade virtual e gostam do fato da OSVR ser uma comunidade grande e têm prazer em pertencer.

Laboratório de Realidade Virtual da SeAMK – Universidade de Ciências Aplicadas de Seinäjoki – é um laboratório da Escola de Tecnologia, reservado para investigação, trabalhos de projeto e teses finais de estudantes de engenharia em Automação, Tecnologias da Informação, Construção e Engenharia Mecânica. O VR Lab está equipado com tecnologia de ponta em Realidade Virtual. O objetivo da adaptação da OSVR é melhorar e aumentar o campo de investigação deste laboratório. Futuros projetos com OSVR serão na área de arquitetura, construção, robótica, automação de indústria, tecnologias de design 3D e jogos 3D.

Universidade de Bologna, Italy facilitou o desenvolvimento da GLOVR uma interface para a mão especialmente desenvolvida para aplicações VR. A ideia é libertar os jogadores das limitações impostas por controladores tradicionais. A GLOVR caracteriza-se por uma unidade de detecção dinâmica de gestos e uma interface de linguagem natural para permitir ao utilizador comunicar com o sistema de AI. A OSVR proporciona compatibilidade superior permitindo que o GLOVR seja testado numa vasta gama de software e periféricos a acompanhar.

Universidade de Georgia é a mais antiga universidade financiada pelo estado nos Estados Unidos, e que recentemente lançou o mais novo Colégio de Engenharia nos Estados Unidos.

Universidade do Kentucky é uma land-grant institution com mais de 20,000 residentes e não no nosso campus principal. O departamento de Engenharia Elétrica tem mais de 200 estudantes não graduados e graduados.

Laboratório de Neurociência Virtual da University of Tartu, Estónia visa combinar as neurociências computacionais e psicologia experimental com realidade virtual para melhorar as experiências. A OSVR ajuda a contribuir para a sua investigação ao ser open source permitindo a partilha do seu trabalho.

Sobre a OSVR:
OSVR™ é uma plataforma de software desenvolvida para estabelecer um plataforma aberta para dispositivos de entrada, de jogos e de saída para realidade virtual para proporcionar a melhor experiência possível de jogo em VR. Suportado por líderes de mercado, a framework OSVR unifica desenvolvedores e jogadores na mesma plataforma. Plug in. Play Everything.

Para a lista completa de apoiantes OSVR visite www.osvr.com

Goste da OSVR no FB: https://www.facebook.com/OpenSourceVR

Siga OSVR no Twitter: https://twitter.com/OpenSource_VR

O que achas do nosso artigo?
Muito Bom
0%
Bom
0%
Médio
0%
Pacifico
0%
Comments
Leave a reply

Leave a Response