Reviews

Ocz vertex 150 review

by Raiden on 24/02/2014

 

 ocz_logo_new_toshiba_horizontal_blue

A OCZ coloca à sua disposição a melhor tecnologia de armazenamento possível. Tivemos o prazer de  analisar por alguns dias o Vector 150, um excelente ssd!

Vector 150 da OCZ é um disco rígido SSD interno que lhe oferece performances excepcionais graças à sua memória NAND flash 19 nm, associada ao controlador Barefoot 3. 

Vector 150 permite a inscrição de 50 GB de dados por dia durante 5 anos com a mesma eficácia! Este disco rígido SSD interno de 2,5″ garante débitos elevados, até 550 Mb/s em leitura e até 530 Mb/s em escrita. Para facilitar a transferencia dos seus dados do seu disco rígido mecânico antigo para este, o OCZ Vector 150 foi dotado de um adaptador 3,5″ e do programa Acronis True Image HD.

 

Testbench: I7 2600k,motherboard Asus z77,4gb de ram,ocz vertex 150 240 gb,e kingston 64gb v+ como disco do sistema operativo,powercolor  hd 5850,fonte de alimentaçao coolermaster V700.

Programas usados: Iometer,CrystalDisk,Atto,Anvil storage,As Ssd,Ocz toolbox,Acronis.

 

Foto  do sistema a ser preparado para testes :

 DSC_0322

 

 

Especificações:

  • Até  550MB/s Leitura sequencial
  • Até 530MB/s escrita sequencial
  • Até 100,000 IOPS 4k Leitura random
  • Até 95,000 IOPS 4k Escrita Random
  • Esta disponivel em versoes de 120GB, 240GB e 480GB
  • Tem 5 anos de garantia

 

 

PARÂMETROS AMBIENTAIS

Temperatura de Funcionamento Mínima      0 °C
Temperatura de Funcionamento Máxima        55 °C
Tolerância a vibração 2.17 g @ 7-800 Hz Em função / 16.3 g @ 20-2.000 Hz (não em função)
Tolerância de choque     1500 g @ 0.5ms

 

DESEMPENHO

Taxa de dados internos 550 MBps (ler)/ 530 MBps (escrever)
4KB de Gravação Aleatória 95000 IOPS
4KB de Leitura Aleatória 100000 IOPS

 

GERAL

Tipo de Memória Flash NAND  19nm célula multi-nível (MLC)
Interface  Serial ATA-600
Capacidade  240 GB
Recursos Native Command Queuing (NCQ), suporte TRIM, Idle Time Garbage Collection , S.M.A.R.T., 256-bits AES, 44/1K bit BCH ECC
Largura  6.975 cm
Profundidade  9.97 cm
Altura  7 cm
Peso  115 g
   

 

Levantamento fotografico:

IMG_2754 

Estas fotos são da embalagem do Vertex 150,onde podem encontrar as especificações,capacidade do disco entre outros detalhes. Para verem o disco em si e os acessorios que esta bonita embalagem contem cliquem no link em baixo (unboxing).

Unboxing:

 

 

Testes:

 Acronis:acronis inicial screen

acronis tools

acronis backup

 Estes tres screenshots do programa Acronis que é fornecido com este ssd da Ocz,permitem visualizar as opçoes que tens disponiveis com este software,podem fazer backup dos vossos dados caso queiram substituir um velho disco mecanico que possuam,nao tendo assim o transtorno de perder dados,é fornecida uma chave que permite desbloquear mais funçoes deste software da Acronis,no entanto para torna-se os vossos backups bootable tem que ter a versao completa do programa,mesmo com a chave fornecida com este produto da Ocz nao tem acesso a todas as funcionalidades deste programa. Nao deixa de ser uma mais valia deste produto da  Ocz.

 

Anvil:

anvil ocz 

Neste screen,é visivel os resultados obtidos no  Anvil storage benchmark,testando nao só a velocidade de leitura e escrita bem como iops,4k, e depois é atribuida uma pontuaçao consoante a performance obtida,neste teste o ssd 

Atto:

atto bench 

No Atto Benchmark os valores correspondem ao maximo obtido,realizamos varios testes e os valores matinham-se sempre,neste benchmark nao houve grande diferença de resultados,sendo que o maximo de leitura sitou-se nos 500 mb e de escrita tambem nos 500 mb,tirem as vossas conclusoes no screenshot,podem aumentar  o zoom do vosso navegador para o visualizar melhor ou entao abrir a imagem num separador a parte.

 

 

CrystalDiskMark:cristal disk benchmark

 

No Crystal disk benchmark o Vector 150 obteve bons resultados como podem observar  na screen,no entanto nao chegou ao valores anunciados de leitura e escrita,provavelmente com mais alguns tweaks sera possivel chegar a esses valores,no entanto como apenas tivemos o ssd por tempo limitado este foram os valores maximos obtidos.

 

 

Ocz toolbox:

 ocz firm toolbox

ocz toolbox securiocz toolbox 1 

O Ocz toolbox é um software que permite gerir o vosso ssd,neste caso o Vertex 150,mas tambem serve para outros modelos da Ocz,este programa permite saber basicamente toda a informaçao e estado do vosso Ssd,permite activar o trim,apagar o disco em segurança,podem fazer upgrade ao firmware do vosso ssd,é um programa bastante util,e acrescenta mais valor ao produto.

 

As Ssd benchmark:

Vertex 150 teste assd final 

Apos varias afinaçoes do hardware e drivers finalmente conseguimos um resultado aceitavel no As Ssd benchmark,tivemos o Vector 150 por um tempo limitado,e devido a alguns problemas de drivers e hardware nao conseguiamos obter resultados decentes neste benchmark,este foi o maximo da performance que conseguimos retirar do ssd neste benchmark,sendo um resultado muito interessante em leitura sequencial ficou perto dos 510 mb por segundo e em escrita perto dos 500mb por segundo,obteu um resultado de 1091.

 

 

Conclusao:

 

O Vector 150 é um excelente ssd,com  boa performance no geral,tem 5 anos de garantia,é silencioso,inclui um adaptador  3.5 para instalar na sua caixa,caso esteja nao possua baias para discos de 2,5 polegadas,inclui ainda o programa acronis para fazer backup dos seus dados se pretender fazer upgrade a um disco,tudo isto sao mais valias que tornam este produto apetecivel! Esta a espera de que para fazer um upgrade para um ssd?

Caso ainda nao possuam um ssd,ou pretendam fazer um upgrade a um velho disco mecanico que possuam seja num computador ou numa consola por exemplo ps3 ou ps4,este ssd é uma excelente opçao,a nivel de performance é excelente,sendo que permite a escrita de 50gb de dados durante 5 anos sempre com a mesma eficacia,é um ssd fiavel,testamos isso mesmo com o programa Iometer,que simula “trabalhadores” testando assim a sua performance a longo prazo,infelizmente os resultados deste teste nao podem ser publicados pois o disco onde estes se encontravam ficou corrompido,no entanto nos outros testes efetuados o disco correspondeu as expectativas,obtendo um maximo de 514 mb por segundo em leitura e 507 mb por segundo em escrita,valores excelentes para este ssd.

A versao testada foi a de 240 gb,e tem um preço de venda de 180 a 200€ variando consoante a loja em Portugal,recomendamos este ssd para quem queira fazer upgrade ao disco num portatil, ou desktop,utilizando o disco para o sistema principal,tendo assim um sistema bastante rapido no acesso aos dados,bem como na transferencia dos mesmos, e em velocidade de boot notara claramente a diferença,um sistema com este disco liga em poucos segundos.

A Ocz acrescenta mais valor a este produto com o software Acronis,incluindo uma key para download do produto,com o Toolbox,software da Ocz e ainda com um adaptador de 3,5 polegadas.Pluginreviews-Gold-award

O que achas do nosso artigo?
Muito Bom
0%
Bom
0%
Médio
0%
Pacifico
0%
Comments
Leave a reply

Leave a Response