Alcatel-Lucent lança o software Rapport

by Fiorentina on 07/05/2015
Notícias

A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) apresenta o softwareRapport™, uma plataforma aberta baseada em software que oferece às grandes empresas e aos prestadores de serviços uma nova forma mais flexível de disponibilizarem comunicações e serviços colaborativos.

 

Com oRapport, a rede de comunicações torna-se numa plataforma para a inovação, permitindo a criação de novas “comunicações contextuais”, em que serviços fundamentais como a voz, o chat, a videoconferência e a partilha se transformam em funções disponíveis para qualquer aplicação, website ou objeto conectado. As equipas de desenvolvimento de aplicações podem aceder a estes serviços usando application programming interfaces (APIs) abertas e software development kits (SDKs) simples.

 

ORapportvai para lá da simples virtualização para se relacionar com a cloud como uma única plataforma de software que pode ser implementada em qualquer hardware comercial off-the-shelf, reduzindo dramaticamente o custo e a complexidade da implementação e da gestão de serviços de comunicações.

 

Baseia-se numa versão re-arquitectada do software IP Multimedia Subsystem (IMS) da Alcatel-Lucent, o pilar da solução premiada de Voice over LTE (VoLTE) da empresa.As diferentes configurações foram desenvolvidas para responder aos requisitos únicos das grandes empresas e dos prestadores de serviços, e concebidas baseadas nos anos de experiência que a empresa tem em lidar com os desafios de redes em funcionamento.

 

Bhaskar Gorti, Presidentedo  IP Platforms business da Alcatel-Lucent, refere:

“O Rapport liberta as empresas de grande dimensão dos silos tecnológicos de comunicações e das ofertas proprietárias dos fabricantes de que os departamentos de TI dependem. Além disso, remove as barreiras que impedem que os prestadores de serviços ofereçam aos seus clientes serviços de comunicações mais envolventes. Desta forma, esses serviços podem ser disponibilizados de forma simples usando qualquer equipamento e em qualquer rede”.

 

 

Rapport para a Empresa

 

Com a crescente tendência de descentralização e de mobilidade da força de trabalho, o elevado ritmo de evolução da tecnologia e das aplicações, e com a mudança para um modelo de ‘bring your own device’ (BYOD), as empresas de grande dimensão precisam de uma nova abordagem para responder às suas necessidades de comunicação. O Rapport ajuda estas empresas a limitar os seus investimentos em sistemas PBX ultrapassados e em sistemas de Comunicações Unificadas.

 

O Rapport cumpre esta promessa oferecendo uma única rede de comunicações abertas implementada numa cloud privada, a que empresas de grandes dimensões podem ligar as suas melhores apps para ajudar a responder às necessidades dos seus colaboradores, estejam eles no escritório ou em movimento. Pode ainda ajudar as empresas a melhor servirem os seus clientes embutindo serviços de comunicação em aplicações, sites ou produtos. Com esta abordagem, as empresas de grandes dimensões podem poupar até 50% dos custos referentes à sua infraestrutura de comunicações, com o break even do retorno do investimento no primeiro ano da transformação.

 

O Rapport para a empresa foi concebido para responder assertivamente aos requisites específicos das grandes empresas. Apresenta uma arquitetura que lhe permite ser executado num ambiente de cloud, aproveitando a plataforma de infraestrutura convergente líder de mercado da HP, que é altamente otimizada para fluxos de trabalho redimensionáveis. O Rapport suporta ainda um crescente ecossistema de prestadores de tecnologia, incluindo CounterPath, para softclients multi-dispositivo e SDKs.

 

Rapport para o Prestador de Serviço

 

O Rapport fortalece os business cases de comunicação para prestadores de serviço ao permitir que estes suportem serviços VoLTE/móvel, fixo e WiFi com uma única plataforma de comunicações na cloud mais ágil, simplificando assim o processo e reduzindo o custo por subscritor aquando da disponibilização destes serviços. O Rapport usa uma abordagem de network functions virtualization (NFV), e recorre a plataformas NFV como a CloudBand™ da Alcatel-Lucent para executar rapidamente VoLTE e novos serviços tanto para consumidores como para empresas, e para redimensionar dinamicamente os serviços de acordo com a procura.

 

O Rapport disponibiliza serviços de comunicação geridos para pessoas – e não para equipamentos – baseando-se na sua presença, localização e disponibilidade. Os prestadores de serviço podem embutir comunicações em objetos, aplicações e websites, facto que abre a porta a novos mercados como o dos wearables, as casas conectadas e a telemática. Podem ainda estender os seus serviços a partir da sua rede Rapport para prestadores de aplicações e empresas web para assim se focarem em novos mercados grossistas.

 

O Rapport é disponibilizado com um ecossistema aberto com mais de 800 developers e parceiros. A inovação está assegurada com a forma como os developers estão equipados com uma maneira mais simples de embutirem comunicações nas suas apps, para que se possam focar no desenvolvimento das suas ideias, e para não se distraírem pelos desafios das comunicações em tempo real, particularmente sensíveis a latências.

 

 

Destaques:

 

  • O Rapport simplifica a gestão do ciclo de vida do software e reduz os custos com uma única plataforma de comunicação na cloud que ajuda a eliminar os silos de comunicação.
  • Adapta as experiências de utilização às diferentes necessidades dos clientes, necessidades que estão tradicionalmente em constante mutação.
  • Transforma as comunicações em ativos que podem ser embutidos em qualquer aplicação, web site ou objeto conectado.
  • Baseia-se na re-arquitectura do software IMS com funções totalmente decompostas de Virtual Network, que pode ser disponibilizada em qualquer hardware comercial off the shelf (COTS), e que funciona com qualquer plataforma NFV.
  • Permite a introdução mais célere de novos serviços, com o acesso a funcionalidades de comunicação através de APIs e SDKs abertos.
O que achas do nosso artigo?
Muito Bom
0%
Bom
0%
Médio
0%
Pacifico
0%
Comments
Leave a reply

Leave a Response